Sangue de Dragão
- Encantos da Floresta
- 28 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de jul. de 2021
Os benefícios da Seiva Milagrosa!

O dragoeiro deve o seu nome à cor da sua seiva, que depois de oxidada por exposição ao ar forma uma substância pastosa de cor vermelho vivo que foi comercializada na Europa com o nome do Sangue-de-Dragão ou Drago.
"Na região amazônica é comum o uso de plantas para fins terapêuticos. Entre as espécies utilizadas, a Croton lechleri vem ganhando destaque pela sua extensa aplicabilidade, sendo utilizada principalmente como cicatrizante de feridas." F.K.V.
A Ciência da Natureza
Sangue de Dragão é uma seiva de cor avermelhada, onde no Brasil, Peru e Equador é encontrada na árvore da espécie Croton lechleri. O látex é extraído do tronco da árvore da mesma maneira que é feita a extração da borracha; são feitas incisões na planta e a seiva escorre gota a gota para o recipiente utilizado para colheita. As árvores que possuem a seiva denominada como Sangue de Dragão são popularmente conhecidas como Dragoeiro. Nas ilhas de Socotra e Canárias recebem o nome de Dracaena e sua extração é feita da mesma forma.
Sua formula natural é rica em ativos antioxidantes, como o picnogenol, e anti-inflamatórios, como o alcaloide taspina; e mais um extenso número de substâncias ativas. É segura para uso tópico e oral, não possui contra-indicações, sendo seu uso recomendado para crianças e animais de estimação.
Estudos mostram que a taspina é um poderoso anti-inflamatório e cicatrizante, pois aumenta a migração dos fibroblastos, podendo ser usado direto em cortes e sangramentos para cicatrizar rapidamente, além do que, quando aplicado na pele forma uma camada protetora sobre o ferimento, protegendo contra infecções.
Um poderoso estimulante natural do colágeno, pode ser usada misturada a um creme neutro para dar firmeza à pele, eliminando rugas e linhas de expressão, além de possuir um fator de proteção contra raios UV. Também é utilizada para auxiliar a regredir e clarear marcas de estrias, indicada para redução de cicatrizes novas, antigas e cirúrgicas, queloides, em casos de queimaduras, picadas de inseto, acne e escaras e aumenta a elasticidade da pele na gravidez.
Essa incrível seiva também possui elevada atividade inibitória da enzima AChE, responsável por quebrar a acetilcolina, neurotransmissor envolvido na memória e cognição, podendo ser de grande auxílio em pacientes com Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Um estudo relatou que o Sangue de Dragão protege o cérebro contra AVC isquêmico, com melhora na função neurológica reduzindo o infarto cerebral.
Como antivirótico, atua contra herpes simples I e II, sem causar ardor, além de possuir atividade contra influenza, hepatites A e B. Para tratamento de diarreia é indicado tanto para aquelas persistentes associada à ação viral em AIDS, quanto em efeitos colaterais de medicamentos em quimioterapia e radioterapia ou em infecções intestinais, indicado para herpes genital. Como fungicida é mais eficaz no combate à candidíase que o fluconazol, com a vantagem de diminuir a coceira imediatamente e ter o pH semelhante ao da vagina. Também em caso de hemorroida, junto com o Óleo Essencial de Cipreste, diminui a coceira, a irritação, a dor, o desconforto e desinflama o local. Em fístulas anais cessa a dor e o sangramento.
A seiva atua também em casos de gastrite, doença de Chron, gastroenterite, colite, síndrome do intestino irritável e úlceras gástricas; comprovadas em experimentos onde a presença de compostos fenólicos e taninos formam uma película no estômago, impedindo a infecção e dificultando as secreções gástricas de atingirem a úlcera, permitindo um processo curativo natural. Além disso, combate infecções cutâneas, respiratórias, intestinais, urinárias e de garganta. Alguns artigos abordam também a atividade antidiabética do Sangue de Dragão, que atua pela redução da absorção de carboidratos, diminuindo os níveis de glicose na corrente sanguínea. Possui efeitos antitumorais e citotóxicos em células de câncer cervical, de ovário, cólon e em melanoma.
Na saúde bucal é muito útil em casos de aftas, sangramento de gengivas, gengivite e tártaro. Possui atividade antirreumática e em dores crônicas, indicado em casos de artrite, artrose, bursite, tendinite, lesão do nervo ciático e fibromialgia. Pode ser de grande auxílio em casos de osteoporose e na prevenção de fraturas, especialmente após a menopausa, pois a seiva aumenta o efeito osteogênico; promovendo a formação normal do tecido ósseo, a diferenciação, a mineralização e a formação óssea dos osteoblastos.
Enfim, são inúmeros os benefícios dessa incrível e poderosa seiva, aproveitem!!!
link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link link
Incrível o poder de cura!