top of page

Nós Somos a Encantos da Floresta!!!

Nascemos através do sonho de três amigos em levar os Bálsamos Medicinais da Amazônia para os centros urbanos; propiciando assim uma melhora na qualidade de vida e saúde de quem os utiliza. Estes primores contidos em nossas florestas são conhecidos e utilizados pelos Povos Tradicionais da Amazônia há milênios... É muito interessante perceber que todo este Conhecimento Tradicional está sendo reconhecido por diversas pesquisas científicas em universidades e institutos de pesquisa de todo o mundo; encantando os cientistas pela enorme gama de propriedades nutracêuticas e terapêuticas que os extratos vegetais da Amazônia possuem!!!


Este sonho foi germinado em uma viagem que nosso sócio-fundador Daniel Carneiro fez para a Vila Céu do Mapiá (comunidade ribeirinha que fica no coração da Amazônia a dezoito horas de barco da cidade mais próxima) no ano de 2010. Em sua estada foi acometido por uma séria ferida na perna, que foi posteriormente diagnosticada clinicamente como Leishmaniose. Para não ter que interromper sua jornada antecipadamente, Daniel fez uso da Seiva Sangue de Dragão e do Óleo de Copaíba no tratamento da ferida e obteve uma cicatrização e desinfecção que impressionaram até os médicos... Por já mostrar gosto por tratamentos de saúde a base de compostos naturais; neste momento ele descobriu que a missão de sua vida era levar a quem precisasse os Bálsamos da Amazônia e ao mesmo tempo propiciar uma fonte de renda para os habitantes da floresta em detrimento de atividades predatórias.


Este sonho tão profundo ficou adormecido por nove anos, quando em novembro de 2019 Daniel se juntou com seus grandes parceiros Rafael e Valdir e fundaram a Encantos da Floresta. Começaram trazendo um pequeno lote da Seiva Sangue de Dragão e do Óleo de Copaíba e a partir de então um grande projeto começou!!! Este lote foi rapidamente vendido e impressionou quem os adquiriu pela qualidade, pureza e eficácia dos Bálsamos. Começaram um processo muito intenso para profissionalizar toda a cadeia de produção; desde as melhores práticas na coleta quanto à sustentabilidade, higiene e armazenamento; quanto também à pesquisa de artigos científicos que validassem todo o conhecimento popular acerca dos benefícios proporcionados por estes extratos. Foram dois anos de um trabalho árduo para entender como funciona a sazonalidade dos ciclos da Floresta, a logística de distribuição, o envase em laboratório, as aplicações a quais são indicados, o armazenamento e a distribuição para todo o Território Nacional.


Acreditamos que para todo grande esforço e dedicação há uma grande recompensa... O ano de 2022 foi extremamente auspicioso para nossa organização!!! Começou pela aprovação no Inova Amazônia, projeto de desenvolvimento sustentável promovido pelo Sebrae para desenvolver a Bioeconomia na Região Norte. Isso nos possibilitou abrir a nossa filial no Estado do Acre e vivenciar plenamente o dia a dia desta localidade da Floresta Amazônica. Essa filial está incubada no Instituto Federal do Acre o que nos dá a oportunidade de desenvolver pesquisas e projetos de reflorestamento de grande relevância para a preservação e desenvolvimento sustentável do Bioma. Nossas conexões com os Povos Tradicionais foram firmadas; construímos um viveiro que já abriga quase 1000 mudas nativas para plantio em áreas degradadas; firmamos acordo de cooperação técnica com a Fundação de Tecnologia do Acre para a emissão de Laudos Técnicos de nossos produtos e para a formulação de uma linha de Biocosméticos da Amazônia e estamos a prestes a participar de um projeto de aceleração do Hospital de Amor em Barretos.


Esses são os primeiros passos de um projeto que foi concebido e gerado com muito Amor e pretende deixar um legado positivo no Planeta Terra! Nosso lema é Saúde e Sustentabilidade do Tronco ao Corpo; usar os recursos naturais que a floresta nos oferta com Sabedoria e Respeito, para que o planeta recupere cada vez mais o seu equilíbrio!!!


Agradecemos demais a todos que nos acompanham e nos fortalecem nessa Missão!!!


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page